23/07/2014

Do Macro ao Micro (11/07)

No nosso último encontro levamos um exemplar de Gato-do-Mato, animal que dá nome ao nosso Clube de Ciências, assim todos puderam conhecer um pouco mais dele. É a menor espécie de felino encontrada no Brasil e também é encontrada em nossa região. Tem porte semelhante ao do gato doméstico, a coloração da espécie varia entre o amarelo-claro e o castanho-amarelado. As manchas tendem a ser pequenas, abertas e numerosas, sendo encontradas grandes variações em suas formas e tamanhos. 

Clubista e o Gato-do-Mato
A dieta dele inclui pequenos mamíferos e lagartos. Podem sem encontrados na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Esse animal está em situação vulnerável por várias causas como a caça ilegal, desmatamento do seu habitat e tráfico ilegal.

Clubistas conhecendo o Gato-do-Mato

E a curiosidade dos clubistas vai muito além do mundo macroscópico. Após ter sido confeccionado o herbário, foi a vez de conhecer como é a célula de uma planta. Usamos a planta Elodea para montar lâminas e visualizar suas estruturas. Vimos essas células em meio isotônico e hipertônico.

Clubistas observando lâminas de Elodea
 
 
Após isso conversamos sobre a experiência do dia, mostrando a diferença entre células eucariontes e procarionte, usando maquetes para ficar mais dinâmico. Fizemos registro no caderno do clube, falando um pouco de como foi o encontro e desenhamos o que foi visto em microscópio.
 
Células eucarionte e procariontes
 
Caderno de um clubista com registros do dia

 
 
 
 
 


Um comentário:

  1. Eu gostei, e acredito que todos os outros clubistas também, a experiência de tocar/sentir/observar um animal tão exótico, que não se vê todo dia. Adorei o gatinho-do-mato, muito fofinho <3... Uma das atividades que eu mais gostei foi olhar no microscópio, a maioria da turma ainda não havia tido essa oportunidade. :'D

    ResponderExcluir