17/12/2018


2018.... UM ANO DIFERENTE...

Esse ano o Clube de Ciências Gatos do Mato passou a funcionar no período matutino (nas 4ª feiras) atendendo alunos do 6º e 7º ano da tarde e não tivemos mais a parceria dos estudantes de Biologia que faziam parte do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - FURB). Foi uma grande perda, afinal eles eram o máximo!!!

Iniciamos as atividades em março... Conversamos sobre o que é um Clube de Ciências, assistimos uma apresentação que falava sobre como funciona um clube e a importância do registro no clube e confeccionamos nosso "Diário do Clubista". Adoramos essa atividade, pois ficamos livres para usar nossa criatividade.
Oficina: Construção do Diário do Clubista
Também fizemos algumas dinâmicas, como por exemplo, tivemos que  subir num muro (não se preocupem, ele era baixinho, hhhh), e passar um pelo outro e se organizar em ordem alfabética. Tivemos que imaginar que estávamos numa ponte e que lá embaixo estava cheio de tubarões. O objetivo foi trabalhar a interação e o espírito de equipe, pois não podíamos deixar o colega cair  e ao mesmo tempo tínhamos que cuidar para nós também não cairmos. Não foi fácil, mas conseguimos superar o desafio.
P.S: alguns colegas foram devorados pelos tubarões que estavam famintos...


Dinâmica "Ordem no Banco"
Fizemos o dia da "Experiência Maluca.. Como o próprio nome já diz, ela foi beeemmm maluca...

Experiência "A serpente do Faraó": o início

Experiência "A serpente do Faraó": o resultado

Conhecemos vidrarias de Laboratório. Para aprender a pipetar, usamos água com corante de alimentos. E os nomes? pipeta, bureta, proveta, elenmeyer, becker... tubos de ensaio de vários tamanhos, bastão de vidro, funil de vidro e outros... Ficamos fascinados por esses materiais, nos sentimos verdadeiros cientistas...

Conhecendo as vidrarias
Conhecendo as vidrarias

Experimentando as vidrarias
Estudamos sobre o descarte do óleo de cozinha usado e descobrimos o quanto ele é prejudicial para o meio ambiente: organizamos a campanha "O óleo nosso de cada dia" e incluimos essa ação de arrecadação na Gincana Escolar que acontece em nossa escola todos os anos. Criamos uma pontuação e passamos em todas as salas de aula explicando por que não devemos jogar o óleo direto na pia e no solo e falamos sobre a prova da gincana. Os alunos trouxeram muito óleo que foi vendido para uma empresa da região que faz a reciclagem do óleo usado. Entramos em contato com a empresa, pois somos curiosos e queríamos conhecer esse processo, mas não foi possível fazer a visita.

Mas como todo clube de ciências, nós também temos como foco o conhecimento científico e desenvolvemos um projeto de iniciação científica, que teve como objeto de pesquisa a produção de uma horta no bosque da escola e que resultou em muitas outras atividades.
Contaremos um pouco do nosso trabalho...

Horta no Bosque

A partir do Programa de Educação Fiscal desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Blumenau junto às unidades escolares, surgiu a ideia da construção de uma horta diferente em nossa escola, e com ela uma pesquisa, partindo da pergunta: como tornar a horta um espaço de aprendizagem através de conhecimentos sobre sustentabilidade e (eco)empreendedorismo (ou empreendedorismo social)? 
Selo de comemoração dos 10 anos do Programa de Educação Fiscal
Contamos com a parceria de algumas turmas da escola...
Os 6º e 7º anos do período matutino orientados pelo professor de Matemática começaram a organizar o espaço onde iria ser desenvolvido a horta.


6º ano: o início da organização da horta
 Eles começaram pintando os pneus...

6º ano: parceria no projeto
Nivelando o terreno...

Clubistas  em parceria com o 6º ano
E assim a horta foi surgindo...

A transformação do espaço
Também tivemos a parceria dos estudantes do 4º ano do período vespertino...

Parceria do 4º ano B do período vespertino
Parceria do 4º ano B do período vespertino
   
Dos clubistas...
Clubistas dando continuidade ao projeto
Do 6º ano A da manhã...                                                                                                                          

Parceria do 6º ano A do período matutino

Dos alunos do 7º ano A...

Parceria do 7º ano A do período matutino
E do 8º ano A...
Parceria do 8º ano A do período matutino
Tivemos problemas com as formigas, mas descobrimos algumas soluções naturais para eliminá-las da nossa horta: colocamos arroz no caminho delas e espalhamos canela e cascas de laranja pelos canteiros. Logo elas desistiram da nossa horta.
As lagartas foram mais resistentes... Então apelamos para o conhecimento popular e colocamos cascas de ovo em gravetos e enterramos nos canteiros... elas sumiram... (yesssssssssssss)!!!
Resultado de imagem para lagartas nas folhas de couve
Lagartas se alimentando das folhas de couve
Então pesquisamos e descobrimos que algumas ervas ajudam a repelir animaizinhos indesejáveis numa horta. Plantamos ainda alguns chás e ervas aromáticas:
Citronela (Cymbopogon winterianus)
Erva Doce (Pimpinella anisum) e Sálvia (Salvia officinalis)

Erva Cidreira (Melissa officinalis)
E mesmo com essas ervas, não conseguimos eliminar os pulgões que atacaram os pés de brócolis...

Imagem relacionada
Pulgões (Brevicoryne brassicae)
Foi plantado também duas variedades de cana de açúcar, batata doce, berinjela e chuchu em outros espaços do bosque escolar.
Cana de açúcar  (Saccharum officinarum)
Batata doce (Ipomoea batatas)
A medida que as hortaliças foram crescendo, nós colhemos e vendemos para os professores e funcionários da escola. O dinheiro arrecadado serviu para comprar mais mudinhas de alface, que foi a hortaliça que mais se adaptou. 

A primeira colheita
Vendendo as hortaliças
   
Hoje tem alface no nosso almoço
Nós também apresentamos nosso projeto investigativo na 12ª MIPE (Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão) que aconteceu no dia 21 de setembro na FURB Universidade Regional de Blumenau. Nossa pesquisa científica teve como título A horta escolar como espaço sustentável e (eco)empreendedor: um projeto investigativo do Clube de Ciências Gatos-do-Mato”.  No início estávamos muito nervosos, mas depois foi muito legal. Passou uma equipe de jurados avaliando os trabalhos e fomos muito elogiados (Uhhhhhhhuuuuuuuu)!!!


 Apresentação do banner na 12ª MIPE
Todos os outros clubes de ciências também apresentaram. Tivemos a oportunidade de conhecer outros clubistas e de conhecer o que eles investigam.
Galera dos clubes de ciências 
Com esta pesquisa buscamos ampliar nossos conhecimentos científicos sobre a sustentabilidade da horta da escola, aprimorar habilidades de fazer pesquisa, desenvolver trabalhos colaborativos de forma interdisciplinar e aprimorar o espírito (eco)empreendedor.
Pesquisando animais minúsculos
Participamos também do Concurso de Educação Fiscal, onde produzimos um curta metragem sobre as ações sustentáveis que estão acontecendo no ambiente escolar. Para gravar o curta nós fomos ao Laboratório EFEX da Furb (Universidade) onde o professor responsável nos orientou  na gravação do vídeo. Foi o máximo...
Organizando o curta metragem
E já aproveitamos para conhecer um pouquinho da Universidade... A chuva foi um mero detalhe... Que universo é a universidade!!!
Passeando pela universidade


Passeando pela universidade
Além do tour que fizemos por dentro da universidade, nós conhecemos a Biblioteca e alguns Laboratórios de Biologia e Química.

Conhecendo a universidade


Conhecendo a universidade
E fazer um lanchinho, afinal, nós não somos de ferro...


O momento tão aguardado

Participamos da premiação do Concurso de Curta Metragem sobre Educação Fiscal e Cidadania no auditório da ETSUS (Escola Técnica do SUS)... Ficamos emocionados!!!
Entrega do certificado de participação
E assim foi o ano de 2018... novas amizades, desafios, conquistas e parcerias... Que venha 2019!!!

"Celebre o Natal em paz e na companhia daqueles que mais amas, e um ano feliz do princípio ao fim"

Nenhum comentário:

Postar um comentário